quarta-feira, 1 de julho de 2015

Eu sou um Escoteiro a moda antiga...


Crônicas de um Velho Chefe escoteiro.
Eu sou um Escoteiro a moda antiga...
(Plagiando um pouco Roberto Carlos em Amante a moda antiga)

Eu sou Escoteiro a moda antiga,
Daquele que ainda manda flores;
Aquele que tem no peito o escotismo,
De saber que será sempre seus amores.

Se... Fazer mais de quarenta nós Escoteiros e de marinheiros, treinar a fazê-los de costas, olhos fechados, com uma só mão e até o nó de evasão, se seguir pistas à noite, nas madrugadas; se atravessar rios caudalosos numa jangada improvisada; pagar o que puder para um bom acampamento, não esquecer a noite enluarada, se ter orgulho de ser um primeira classe, ser o terceiro Escoteiro Escriba da Patrulha Lobo com orgulho; se viajar nos sonhos de BP como se fossem reais; se saber abraçar, sorrir, amar ao próximo e dar um sempre alerta gostoso; se tudo isto faz de mim um Escoteiro, então eu sou mesmo um Escoteiro a moda antiga.

Eu amo de montão acampamentos,
Que curte uma trilha de aventuras,
Que olha apaixonado o céu de madrugada
Na fogueira abraçando a namorada.

Se... Ter orgulho de sua jornada de primeira classe, se nela leu mapas croquis da trilha do caminho, se fez um percurso de Gilwell como manda os mandamentos, se o azimute tirava de letra, se os pontos cardeais, colaterais e sub. colaterais sabia de olhos fechados, se dominava uma bússola silva ou uma prismática com perfeição; Se a distancia cobria sempre com seu passo Escoteiro; se medir distâncias, alturas se tirava de legra; se tirar o chapéu para cumprimentar uma linda Escoteira, se abrir portas, dar sempre preferencia a quem precisa, se saber se portar como um Escoteiro em festas e aniversários não sendo um boca suja sujar o que não é seu; se dirigir aos mais velhos com respeito falando sempre “Senhor”; Se respeitar a todos com educação mesmo o outro não tendo razão, se tudo isto faz de mim um Escoteiro, então eu sou mesmo a moda antiga um Escoteiro.  

Eu sou um tipo bem diferente,
Que não existem mais em nossos dias:
Gosto de um abraço e um aperto de mão,
E dizer meu Sempre Alerta de montão.

Se... Tratar bem a todos e ser um cavalheiro; se da técnica escoteira fazer dela os seus penhores; se armou barracas nas mais lindas terras do Brasil; Se dormiu em lugares nunca antes imaginados; se gostar de respeito para ser respeitado, se pensar que o escotismo é dos jovens e não é meu nem seu; Se segue todas as regras de segurança; se aprendeu a ouvir e falar menos possivel; Se ensinou e deu alento aos seus monitores; se tem orgulho do seu uniforme seja qual for e o usa com respeito; se não é daqueles que vestem sempre na sede dando maus exemplos; Se sabes respeitar o tempo não perdendo tempo precioso; se tens orgulho de sua palavra de Escoteiro; se não abusa do horário dos outros chegando sempre na hora; se tudo isto faz de mim um Escoteiro, então eu sou mesmo a moda antiga um Escoteiro.

Diferente dos padrões modernos e atuais,
Sou do tipo cavalheiro, por isto sou Escoteiro.
Não me comparem com escoteiros intelectuais!

Se... Ser disciplinado sem ser um bajulador; se dar um boi e uma boiada pelas suas ideias e seus pensares; se der valor ao sistema de patrulhas; se afirmar que não há nada mais lindo que um bom acampamento; se aprendeu com orgulho a ser um bom Sinaleiro; Se sorrir nas dificuldades faz parte do seu destino; se aceitar os outros mesmo que pensem diferente de você; se no campo domina com maestria um machado, um facão respeitando a natureza; se amar um lampião a querosene nas noites mais escuras e frias; se gostas mesmo de uma refeição feita por um excelente cozinheiro de patrulha, se tudo isto faz de mim um Escoteiro, então eu sou mesmo a moda antiga um Escoteiro.  

Apesar da modernidade que apregoam,
Tantos conceitos e padrões atuais;
Sou do tipo que na verdade
Do seu passado ainda sente saudades.

- Se... Sonhar que um dia chegaremos ao milhão tão sonhado; se acabarmos com a evasão que assola nosso organização; se pensarmos que a trilha de BP é uma só; se aceitar opiniões ser transparente e democrático; Se em seu grupo evitar a palavra “meu” tudo meu! Se der valor ao que trabalha ao seu lado; Se sonhar que a UEB faça tudo isto sem exceção, que a ENIT não seja a dona de tudo e não dê satisfações; se o orgulho ferino de ser o melhor, da casta dos lords acabar e o velho amor Escoteiro voltar; se houver no coração de cada um mais humanidade Escoteira; se pensarmos que não devemos ter fronteiras intransponíveis pois somos todos irmãos; se tudo isto faz de um Escoteiro, então eu sou mesmo a moda antiga um Escoteiro!   

Eu sou mesmo um Escoteiro a moda antiga.
Que no fogo adora uma cantiga,
E para terminar acreditem, sou aventureiro,

E a moda antiga eu repito: Eu fui e serei um Escoteiro.