quarta-feira, 7 de março de 2018

Conversa ao pé do fogo. O Tesouro do Condor – Um jogo inesquecível.



Conversa ao pé do fogo.
O Tesouro do Condor – Um jogo inesquecível.

                          Muitos conhecem as vantagens de fazer uma carta prego para seus escoteiros, seniores e porque não lobinhos. É uma maneira de fazer com que eles andem com suas próprias pernas, usem sua imaginação, trabalhem em equipe e aprendam a fazer fazendo. Se você ainda não conhece como desenvolver uma CARTA PREGO este jogo é uma maneira de dar sugestões a você e aos seus amigos da tropa ou alcateia para realizar o mais cedo possível um excelente jogo, baseado é claro, em uma estupenda CARTA PREGO.

                       - Faltava pouco menos de meia hora para o encerramento da reunião de tropa. Estávamos em reunião de patrulha a pedido do conselho de monitores, para discutirmos, sugerir e ver como deveria ser o Grande Jogo que constava em nosso programa anual. Uma tradição que nunca o deixamos de realizar. Olhos de Peixe tinha sido transferido para nossa patrulha, a menos de cinco meses, ele tinha vindo de um grupo da capital do estado e se deu muito bem conosco. Enquanto discutíamos, ele deu uma sugestão que achamos excelente. Toda a patrulha votou a favor.

                     No sábado seguinte, souberam que a Corte de Honra havia aprovado e foi uma alegria geral. Sabíamos como devia ser o jogo e sabíamos que o Chefe Lontra iria melhorar com uma boa “pitada” de aventura. Uma semana antes do Grande Jogo recebemos duas cartas pregos, uma para ser aberta no dia do jogo, às seis da manhã na data prevista e a outra no campo, após o inicio do jogo, que seria sinalizado por grandes rolos de fumaça que avistaríamos de onde deveríamos estar localizados.

                  Seria ponto de honra só abrir as Cartas Prego no dia e horário determinado. Isto não tinha discussão! Recebemos também quatro bandeirolas amarelas, e a lista de materiais a ser levado: – lanche para um dia, cantil, um par de bandeirolas de semáforas, uma bússola silva, quatro bastão, uma machadinha, um facão com bainha, uma faca mateira. Na lista também dizia para levar três lenços Escoteiros sobressalentes; estojo de primeiros socorros, uma lona para chuva, meias reservas, dinheiro para duas passagens de ônibus. Perfeito. Não esquecemos nada.

                O Chefe nos avisou que seria um jogo movimentado e iriamos percorrer distâncias enormes para isto ir com um calçado adequado. Para mim foi uma espera angustiante do dia do Grande Jogo. Seria o meu primeiro na patrulha. Dormia e acordava pensando no grande dia. Às seis horas da manhã em ponto, a patrulha já estava a postos na Praça São Miguel próximo ao ponto de ônibus, onde abriríamos a primeira carta prego. A Patrulha Águia que eu pertencia era composta de sete escoteiros: - Eu (Zé bolinha), Pinga Fogo, Zé Colmeia o Monitor, Fu Manchu, Olhos de Peixe, Picolé o sub e Pé de Bode (só apelidos que usávamos na época). A maioria tinha a Primeira Classe e a Segunda classe. Uma Patrulha bem “escolada”.

A primeira Carta Prego dizia:
1)     – Vocês devem tomar o ônibus de Carirí, que irá passar as 06h25min, descer no ponto final. Ali pegar a Rua das Flores, ir ao seu final. Lá encontrarão uma estrada carroçável, segui-la por 2 km (usar o passo duplo). Após se orientarem (ver bússola) tomar o rumo ENE, mais ou menos 67,5 graus, percorrer mais 800 metros, atravessar um pequeno córrego cuja água é boa para beber. Não se esqueçam de deixar lá um sinal de pista alertando.
2)     Seguir o córrego até sua nascente por 200 metros. Ali montar o campo assim especificado: - em forma de pontos cardeais (um x) com mais ou menos 15 metros de uma ponta a outra e vice versa. Colocar em cada ponto um bastão com uma bandeirola amarela, (o bastão deverá ser fincado no máximo com um palmo de fundo). No meio do x, ficará o totem de patrulha, colocado na mesma maneira. Devem fazer um pequeno cercado de 2 x 2 metros usando madeira do campo e cipó. Mais tarde saberão para que.
3)     – Ao inicio do jogo, as demais patrulhas também estarão como vocês (eram quatro), como o campo armado e idêntico em algum lugar próximo. Fora da vista. Aguardem o inicio do jogo, que pode demorar de uma a duas horas. Fiquei em posição de alerta e mantenha um escoteiro de vigia.
4)     Nada mais dizia. Sabíamos que as outras patrulhas estavam nesta hora fazendo o mesmo. Aguardamos aproximadamente uma hora e meia. Avistamos em um morro próximo, rolos de fumaça, com o sinais de “O jogo já começou – guerra”.

Abrimos imediatamente a segunda carta prego:
1)     - Vocês devem colocar os lenços presos pelo cinto, (proibido amarrar) somente dois palmos para dentro da calça, e defenderem como puderem as quatro bandeirolas em volta (amarelas) e principalmente o totem Se ele for tomado vocês todos morrem perdendo o jogo. Neste caso aguardar novo contato.
2)     – Se defendam das outras patrulhas para não perderem o lenço, pois assim serão considerados mortos e devem receber ordens do “matador” que irá conduzi-lo para o campo de prisioneiros próximo a chefia.
3)     – Cada patrulha deverá ter um campo próprio e cercado que fica no centro próximo do bastão totem, para no caso de fazerem prisioneiros.
4)     – O objetivo do jogo é defender as bandeirolas e principalmente o totem e ao mesmo tempo ir aos demais campos de patrulha e tentar tomar o totem deles.
5)     – A patrulha que conseguir mais vidas (tirar os lenços), tomar as bandeirolas ou ter o maior número de bastão totem, é a ganhadora.
6)     É proibido Lutas, brigas, palavrões (olhem a lei escoteira) e discussões inúteis;
7)     É aceito – Qualquer tipo de truque, força (sem denegrir a imagem), ou qualquer situação a ser criada para ganhar o jogo.
8)     O jogo terá a duração de seis (seis) horas, a contar do sinal de o Jogo já começou – guerra. O sinal de fumaça “O jogo já terminou – paz” determina a paralisação imediata do jogo e todos devem retornar ao campo da chefia fazendo antes a limpeza do local utilizado.
9)     Lembrem-se, vocês devem proteger o seu campo e também atacar os demais. Como fazer e o que fazer fica para o conselho de patrulha resolver. Estaremos toda a chefia em local privilegiado, vendo vocês através de potentes binóculos. Onde veremos qual a patrulha mais esperta e a mais não tão honesta! (naquela época não havia telefone celular, se fosse hoje, seria proibido). Boa sorte Patrulhas da Tropa Mafeking!

                            Começamos o jogo. Seu desenrolar foi o esperado. Muitas surpresas, muitas alegrias e até um pouco de confraternização. Todo ano era assim, um Grande Jogo uma surpresa e a satisfação de ter participado.  – O prêmio foi uma flor de lis de lapela para cada participante. O que posso dizer? Bom jogo e caça livre!

Nota de rodapé: - Uma sugestão de um Grande Jogo Escoteiro utilizando uma Carta-prego. É somente uma ideia e ela pode ser aprimorada levando em consideração as condições do lugar escolhido. Bom jogo!