sábado, 17 de março de 2018

Maturidade... Não tem idade.



Maturidade... Não tem idade.

              Porque hoje é sábado, dia de escoteirar, estou aqui na minha varanda pensando no “Zé da Coisa”. Às vezes ele é inteligente às vezes não. “Zé da Coisa” da no corpo, na mente e a gente fica prostrado, amargurado e sente que não vale mais a pena lutar. “Zé da Coisa” que quer se dar, proteger, informar, discutir interagir e o danado do “Zé” só vive na chuva ou no molhado! Quantos “Zé da Coisa” existem por aí? Dizem que são muitos. Mas eles meu caro estão errados? Acho que não.

              Assim como eu tem muitas sumidades escoteiras “sacolejando” por ai. Uns dizem Escoteiro menino, outros dizem Mowgly o Lobinho e outros “vociferam” seus conhecimentos para mostrar que atingiram um dom ideal. Cada um bate no peito o quando produziu. Tem o caminho da verdade, o dom da eternidade do futuro do escotismo no país. Sabem onde pisar, evitar um caminho, saltar um obstáculo... Pular de banda sem reclamar. Enfim uma pena que os mais “abrilhantados” do poder e da formação, não aparecem aqui para contradizer.

             Se você escreve acampamento, outros dizem acantonamento. Na maioria em um campinho ou no pátio da sede. Mães correm prá todo lado para fazer o rango que a escoteirada gosta de comer. Tem idade para ser lobinho e escoteiro? Tem sim senhor! Repetem uníssonos. Se você diz e aconselha, outros têm outra maneira de aconselhar. – Chefe! Por favor, não pise em ovos, eles se quebram, pise firme e a trilha vai conduzi-lo na reunião da felicidade! Gosto disso. Prefiro não ser um bom aconselhador. Tem muitos melhores que eu!

             - É “Zé da Coisa”, com sua conversa e cantoria vai levando seus alunos, seus admiradores e seus condescendentes e avantes nas suas verdades. Adoram um quadro negro, papeis na beira do rio e árvores para plantar. Sinceridade? Pode ser que sim pode ser que não. Ainda bem que tem muitos como você. Já pensou se fosse “sumidade” um rei sem trono e dono da verdade? Ah! Que belo o escotismo seria. Cheio de cantoria com resultados mil.

              - Mas Chefe! Por favor. Aceite o clamor da maioria. Veja são milhares que amam o Baden-Powell como o Senhor! – Não notou? Quando mete o dedo na cumbuca, fala da vida dele do que ele disse quantos não fazem ovação? – Xiii! Acho que ele têm razão. Não vou mais discordar, deixe a “chefaiada” falar. Tem gente da minha idade tem gente tirando a fralda, mas tem gente com como o “Zé da Coisa” que só sabe falar... E falar...

                “Zé”... Concordo com você! Juro pela alma do “Burrico” da “Cumade Maria”, que daqui prá diante, só vou seguir avante, aplaudindo a maioria! E assim meu Caro “Zé” da Coisa ou sem coisa, eu vou deixando o “pedaço” do que achei que era meu. Não era, é de todos. Escotismo não tem dono mesmo que alguns sacripantas se acham com muitas ações... Ao portador ou ordinárias. Eita “Coisa” do “Zé” ou sem “Zé”!

                “Funcionário”! Por favor, serre as cortinas do palco do Facebook e do escotismo moderno que eu me vou, pois a peça terminou. Volto amanhã para explicar o inexplicável. Nem eu mesmo me entendo. Mas garanto que não sou um “Zé da Coisa” dono da verdade ou cantante. Se quiserem levar o lobo sem acampamento, eu sigo a “barlavento”, ou melhor, deixando o vento me levar!
Sempre Alerta!

Nota – Dizem alguns antigos que a “coisa” anda sem “Zé”. Cada dia mais sinto que meu caminho não tem vento. Tá chegando a hora de voar? Claro que não. Brigo com a cama, com a sala e com minha querida varanda. Putz! Enquanto isso amigos correm para me ajudar... A ficar no meu lugar! Nota - Zé da Coisa é copia do “É da Coisa” um cara que fala sem parar. Seu nome? Reinado Azevedo príncipe consorte da BandnewsFM. Nada contra. Mesmo não sendo seu fã tem gente que gosta, não é Compadre Wander?