domingo, 4 de março de 2018

Putz! Já chega... Quero ir para Pasárgada Urgente!



Putz! Já chega... Quero ir para Pasárgada Urgente!

                Tá duro viver neste Brasil... Não se tem sossego, é vida de morcego aguentar tanta baboseira de políticos, dirigentes escoteiros e outros mais! Abre o jornal liga a TV e lá está: - Lewandowski (o ministro) já deu mais de num sei quantos “habeas corpus” a turma que estava no bem bão de Curitiba. Se meche na cadeira e vem o sabichão Gilmar Mendes querendo explicar o inexplicável.

                 Outro dia pensei em convidar o Doutor Gilmar para ser escoteiro. Já pensou ele naquele uniforme balofo que chamam de vestimenta, calça larga sem medida que desbota só de olhar? Camisa solta tentando esconder o barrigão que deve ter? – Senhores participantes da Assembleia Nacional, estejam todos soltos! Aqui não tem julgamento. Sacramento a partir de hoje que só depois de “transitado em julgado” chefinhos vão parar no beleleu do acampamento no céu!

                Sabe, é gozado ver a turma de caqui e calça comprida. Logo agora que todo mundo anda de bermuda e os chefes Caqueanos de mãos abanando lá estão: Posudos na calça comprida. Quá! Lá se foi o passado, quando se via alguém assim todos se cutucavam: - Quem é ele? Ministro? Pedagogo? Presidente deputado ou Formador?

                 Desculpe, sem ofensas. Cada um veste o que quer. Bem não era assim no meu tempo. – Vado Escoteiro? Cadê o pente? Cadê o lenço? A fivela tá sem brilho! A calça tá mal passada... A camisa desabotoada! Volte prá casa se arrume e então vai ser aceito nesta associação! – Hoje? Chinelo, lenço solto mal dobrado, meias curtinhas vermelhas, sandálias havaianas, cabeludo e barbudo!

                 Dizem que se não tem barba, cara feia, se não é barrigudo ou está de bermuda nunca vai ser eleito membro da Diretoria do Escotismo no Brasil. Será que é uma instrução da WOSM? Já pedi audiência com a Ministra Carmem Lúcia. Vou lá reclamar. Dona Ministra, por favor, não dá colher de chá... Esta turma do Lula do Michel tem que passar uma temporada em Curitiba. “Moro” neles ministra!

                Estou até vendo a turma da ENIT recebendo o Gilmar e o     Lewandowski em uma reunião do DEN. Serão paparicados? Irão fazer um curso de interpretação Institucional? – Doutor Ministro! Se quiser participar tem de “cursionar” este curso e o de Interpretação Jurídica da UEB. Eles dão risadas! 

                Eu tinha desistido de criticar essa cambada. É perda de tempo. O negócio deles é mudar o que não devia ser mudado, inventar uniformes, vestimentas, fardas, livros escoteiros, bugigangas que os escoteiros adoram e vão comprar. Os preços? A perder de vista! E tome mensalidade, e tome taxa extra, e tome pagamento no cartão ou então pendura no PAXTU!

                Ando meio cansado. Minha bengala reclama. Os top dez das subidas nas calçadas reclamam dos meus dentes quebrados, e prá piorar o telefone toca as três da matina: - Vado Escoteiro! É o Lula! Preciso de sua ajuda! – Lulinha paz e amor eu não posso ajudar, eu é quem precisa de ajuda para andar! – Mas Vado! O Moro quer me ferrar! - Manda o Bolsonaro ficar no seu lugar! Eita que esse Lula me aporrinha! - Doutor Lula, você o Bolsonaro vão se danar!

               Levanto, faço um “pé de mico” rezo, lembro que preciso voltar até Dona Olga para me benzer. Estou com um pé na cova e ainda tenho que ouvir o que não quero. Sinceramente? Não entendo o nosso Brasil. Não entendo a UEB que agora jura se chamar EB. Não entendo o Brasil do Temer, do Supremo, do Lula do Bolsonaro e do Congresso Nacional. E caramba! Nem do DEN e CAN também. Chega de ENIT chega de Região escoteira. Pego minha mochila e parto...

               De bastão, calça curta e o escambal, subo na trilha, pego meu pedaço e já acordado agradeço a Célia por não me acordar deste apresentação. Agradeço ao convite do famoso escritor: - Vado Escoteiro, quer ir comigo para Pasárgada?
            
Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou Escoteiro do rei, lá vestirei meu caqui querido com o chapéu que escolherei. Vou-me embora pra Pasárgada aqui eu não posso acampar, Lá não tem UEB e burocracia, Só paisagens para amar.

E quando sentir saudades Mando chamar meu monitor
Para me contar lindas histórias que no tempo de eu menino
Me lembro do meu Chefe a contar. Vou-me embora pra Pasárgada,
 Em Pasárgada tem de tudo É outra civilização Tem um processo seguro
De fazer escotismo de montão.

Tem escotismo prá pobre, Tem escotismo sem par... Tem escoteiras bonitas para a gente namorar. E quando eu estiver mais triste mais triste que não tem jeito
Na conversa ao pé do fogo ouvirei histórias do peito. Vou embora para Pasárgada. — Lá sou Escoteiro do rei — Terei o grupo que eu quero no bairro que escolherei.

Vou-me embora pra Pasárgada. Aqui eu não volto mais,
Adeus UEB dona de tudo, Adeus amigos queridos,
Adeus... Não sei quando vou voltar...

Vou-me embora para Pasárgada é um famoso poema de Manoel Bandeira. Aqui adaptei parte para minhas escritas o que peço desculpa ao Escritor.

Nota – - Como eu não tenho o dom de ler pensamentos, eu me preocupo somente em ser amigo e não saber quem é inimigo. Pois assim eu consigo apertar a mão de quem me odeia e ajudar a quem não faria o mesmo por mim! - Bom domingo, descanse, abrace, sorria, agradeça a Deus pela vida e lembre-se da semana, entre nela com alegria. Sempre Alerta e Abraços Fraternos.